Em busca das famosas estrelas - " Les MICHELIN "

08:11:00

A história das estrelas Michelin remonta aos anos de 1900, quando um senhor de seu nome André Michelin (com o apoio do seu irmão Edouard Michelin), pensou em criar um guia com referência aos melhores restaurantes e alojamento, por toda a região Francesa. 


Qual a razão para que uma indústria de pneus aposte num guia ao nível da restauração?

André Michelin era um visionário, criou este guia com o intuito de fazer com que os viajantes se sentissem mais seguros e confortáveis, viajando mais e em consequência gastando mais pneus, aumentando assim a venda e consequentemente, gerando lucros para a empresa.

Com o tempo este guia, que inicialmente era azul, passou a ser consultado por viajantes e mesmo residentes das cidades, ganhando uma projeção para além do esperado. Em 1926 começaram a ser enviados críticos gastronómicos ( anónimos) para avaliar com mais rigor e averiguar se realmente o restaurante era digno da famosa estrela Michelin.
A emblemática frase dita por um crítico Michelin " um crítico tem que ser algo como um camaleão, misturando-se nas multidões e fazendo parecer o máximo possível um consumidor comum " remota aos dias de hoje como a principal definição de Crítico Gastronómico, por todos os dicionários.

CATEGORIZAÇÃO:
De 0 a 3 *, os críticos focam-se em avaliar a qualidade, o nível relativamente às técnicas utilizadas, personalidade e consistência dos pratos que provam. A decoração  do espaço, o faqueiro e as toalhas de mesa ficam de lado para esta avaliação. 

" As estrelas estão no prato"_ Ángel Pardo, Director de Relações Exteriores  Michelin (Espanha & Portugal)

Michelin definiu assim, de forma explicita, a qualificação dos restaurantes:

 *Um restaurante de muito boa qualidade dentro da sua categoria.

 **Excelente confeção de pratos, valendo a pena o desvio.

***Cozinha excecional, merecedor de uma viagem especial.
A adicionar a esta categorização temos as "Rising Stars" (ascenção a estrela), que por norma são entregues a restaurantes que estão perto de conquistar uma estrela ou mesmo em vias de  acrescentar uma à sua coleção.


BIB GOURMAND
Não deixando de fora restaurantes com grande potencial e excelente qualidade gastronómica, mas que devido à sua localização e outros fatores relevantes ao ambiente em que se integram não conseguem atingir o estrelado, foram criados os Bib Gourmand, caracterizados como prémios de mérito entregues aos restaurantes que apresentam comida excecional, com grande nível de confeção a preços medianos, adequados e determinados pelo nível económico a que se integram.

Próxima entrega de estrelas michelin em Portugal:

É já no dia 23 de Novembro que serão entregues as novas estrelas Michelin na Península Ibérica. E em Portugal estão anunciadas a entrega de cerca de 17 estrelas Michelin. Pelo que duplicará as atualmente existentes. Até à data Portugal possuis 11 restaurantes galardoados com 1 estrela Michelin e 3 com 2 estrelas Michelin (até à data ainda não existem nenhum restaurante com 3 estrelas em terras lusas, se bem que o mais próximo é mesmo o OCEAN- VILA VITA Parc Resort & Spa).

De entre os Restaurantes com 1 estrela, podemos contar A fortaleza do Guincho e o famoso Eleven em Lisboa. Os restantes distribuem-se entre o PORTO, Algarve e arquipélago da Madeira mais propriamente Funchal.
Entre os galardoados com 2 estrelas Michelin temos o Grande José Avillez com o seu Restaurante Belcanto, ganha em 2015.

Curiosidades:
Já é possível ter uma refeição Michelin pelo preço de 2€, em Hong Kong! De seu nome Hong Kong Soya Sauce Chicken Rice and Noodle. São feitas diariament filas enormes em frente a uma banca, em que o seu proprietário Chan Hon Meng, dedica-se exclusivamente a preparar frangos (mal passados) previamente cozinhados em molho de soja e noodles de arroz a acompanhar. Este já tinha uma vida atarefada, trabalhando mais de 12h por dia, mas ficando ainda mais após a condecoração por parte dos Homens Michelin.


Mas na Europa também é possível uma refeição Michelin completa a um preço muito simpatico. TheHand and Flowers, é um Restaurante situado em Marlow na Inglaterra (a uma hora de distância de Londres) com 2 estrelas michelin e cujo o menu do almoço inclui dois pratos generosos a 15£.






You Might Also Like

0 Comentários